Pois é, mais quatro (na verdade, cinco) anos se passaram e mais uma Olimpíada chegou. Parece que foi ontem que a Rio 2016 rolou, mas agora isso já é passado, você está mais velho e é hora de curtir os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020.
- 5 esportes olímpicos para você começar a praticar hoje (e como fazer isso)
- O novo uniforme da Nike para o skate nas Olimpíadas é animal
- 5 sinais de que, assim como o Medina, você está muito grudado na sua namorada
Se você curte Olimpíadas, essa é a hora de entrar no clima. Então veja o que precisa saber para assistir.
Quando
Esta edição das Olimpíadas foi atrasada devido à pandemia do coronavírus, por isso o nome oficial continua sendo o de Tóquio 2020, mesmo que se trate da Olimpíada de Tóquio acontecendo em 2021.
Oficialmente, os Jogos Olímpicos de Tóquio vão do dia 23/7 (cerimônia de Abertura) ao dia 8/8 (cerimônia de encerramento. Mas a partir do dia 20 alguns esportes já começam a pintar na TV (softbol dia 20, futebol feminino dia 21).
Onde
Em Tóquio, capital do Japão, claro. Mas, embora a sede seja sempre uma única cidade, os locais em que os jogos acontecem acabam se espalhando pelos arredores.
Nesta edição, são 43 locais de competição ao todo. Eles estão divididos em áreas espalhadas pela própria capital japonesa e por cidades próximas como Asaka, Odaiba, Aomi, Saitama, Izu, Musashino, Fukushima, Chofu, Sagamihara, Sendai, Chiba, Setagaya, Kawagoe, Yokohama e Sapporo. Além disso, Kashima também vai receber o futebol.
Como ver
Bom, as principais opções para acompanhar as competições da Tóquio 2020 são pela TV ou por serviços de streaming (e aí você pode assistir no smartphone, notebook ou onde for).
Na TV aberta, a Globo vai passar as principais competições em 200 horas de conteúdo relacionado à Olimpíada de Tóquio, com destaque para competições que envolvam atletas brasileiros.
Na TV fechada, o SporTV terá quatro canais com tudo o que acontece em Tóquio. Eles podem ser assistidos no app do Globoplay por quem assina o combo Globoplay + canais ao vivo (veja aqui quanto custa assinar esse e outros serviços de streaming). Quem tiver um pacote de TV a cabo com canais Sportv pode encontrá-los também o app Canais Globo, acessando via operadora.
Além do Sportv, outra opção na TV fechada é o canal a cabo Bandsports. Serão 24h de programação sobre os jogos.
Horários das competições
Como o Japão está 12 horas de fuso na frente do Brasil, prepare-se para ficar mais tempo acordado do que o normal. As competições olímpicas vão ocorrer durante as nossas noites, madrugadas e manhãs.
Há muitas modalidades que variam conforme a fase, mas algumas já tem faixas horárias fixas. Veja quais são:
- Atletismo: é um dos que tem horários melhor definidos, acontecendo apenas em uma faixa à noite e outra de manhã. Sempre a partir das 21h e das 7h.
- Futebol: entre o fim da madrugada e o começo da manhã, com os primeiros jogos a partir das 4h30 e os últimos começando às 8h30. A final masculina será no dia 6/8, às 8h. A final feminina será exceção: acontece às 23h do dia 5/8.
- Ginástica: as modalidades de ginástica (rítmica, artística e de trampolim) ocuparão, entre eliminações e pódios, os horários das 22h até às 8h30 do dia seguinte.
- Natação: outro esporte que vai ser um pouco mais tranquilo de ver. Sempre a partir das 7h pela manhã e das 22h30 pela noite. Algumas classificatórias serão à 0h.
- Vôlei: também deve varar a noite, se espalhando por todos os horários da madrugada. Os primeiros jogos são às 21h e os últimos do dia, só às 9h45 do seguinte.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso