136 Cidades mais baratas para viajar e fazer mochilão

“A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada. (Bob Dylan)” Viajar é uma excelente oportunidade para respirar novos ares, adquirir bagagem cultural, repensar a vida, se recuperar de um fim de relacionamento ou mesmo sair da rotina que nos consome. Cidades mais baratas para viajar em […]

“A felicidade não está na estrada que leva a algum lugar. A felicidade é a própria estrada. (Bob Dylan)” Viajar é uma excelente oportunidade para respirar novos ares, adquirir bagagem cultural, repensar a vida, se recuperar de um fim de relacionamento ou mesmo sair da rotina que nos consome.

Cidades mais baratas para viajar em 2024

Antes de largar tudo e por o pé na estrada, é preciso planejar financeiramente para viabilizar a viagem. Confira a lista atualizada de 2024 do site de viagens Price of Travel, que desde 2010 monta um ranking com as cidades mais baratas para fazer um mochilão.

Com tantas variações entre moedas e tarifas, o site converte tudo em dólar americano, considerando o gasto diário com os seguintes itens básicos:

  1. Cama em algum hostel bom e barato;
  2. Três refeições baratas;
  3. Dois bilhetes de transporte público;
  4. Entrada para alguma atração cultural;
  5. Três cervejas baratas (porque ninguém é de ferro).

Apesar das mudanças econômicas globais, algumas regiões continuam sendo mais acessíveis para os viajantes. A Ásia, por exemplo, ainda abriga algumas das melhores ofertas de viagem do mundo.

Confira os 10 principais destinos para viajar em 2024:

  1. $20.00 – Pokhara, Nepal
  2. $20.50 – Hanoi, Vietnã
  3. $21.00 – Ho Chi Minh City, Vietnã
  4. $21.50 – Chiang Mai, Tailândia
  5. $22.00 – Vientiane, Laos
  6. $22.50 – Goa, Índia
  7. $23.00 – Quito, Equador
  8. $23.50 – Manila, Filipinas
  9. $24.00 – Yangon, Mianmar
  10. $24.50 – Colombo, Sri Lanka

Em comparação com 2017, algumas mudanças nas taxas de câmbio e nas economias locais afetaram os custos de viagem, mas muitas das cidades asiáticas ainda oferecem ótimos custos-benefício.

Dicas para economizar durante a viagem:

  • Planeje com antecedência: Pesquise e reserve hospedagem e transporte com antecedência para obter melhores preços.
  • Use transporte público: É mais barato e permite uma experiência mais autêntica da cidade.
  • Coma como um local: Opte por refeições em mercados e restaurantes frequentados pelos moradores para economizar e provar a culinária local.
  • Aproveite atrações gratuitas: Muitas cidades oferecem museus, parques e eventos culturais gratuitos.

Viajar pode ser acessível e recompensador com um pouco de planejamento e pesquisa. Aproveite essas dicas e a lista atualizada para planejar sua próxima aventura sem comprometer o bolso!

Leonardo Filomeno
Leonardo Filomeno

Jornalista, Sommelier de Cervejas, fã de esportes e um camarada que vive dando pitacos na vida alheia

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso