Sabe aqueles tênis irados que são todos customizados? Então, se você estava pensando em arranjar um desses, talvez não possa mais. Isso porque a Nike está processando os customizadores de tênis da marca.
- 6 tênis baratos da Nike para você comprar gastando pouco
- Tênis masculinos pretos que você precisa ter no armário!
Recentemente, a empresa voltou suas atenções jurídicas à Drip Creationz, outra empresa que vende tênis customizados da Nike. E essa não é a primeira vez que a marca de tênis brancos mais bonitos tenta fazer isso. No começo deste ano, a Nike mandou um processo por causa de um tênis personalizado satânico do Lil Nas X. Mas o que será que a Nike tem contra customizadores?
Nike X Customizadores
O processo mais recente movido pela Nike sugere que a Drip Creationz esteja vendendo produtos falsificados da empresa. Eles também alegam que a customizadora “desconstrói” os tênis antes de substituir ou adicionar alguma coisa. Dessa forma, os produtos seriam substancialmente alterados de maneira não autorizadas.
Muitas pessoas do meio, contudo, entendem isso como um movimento da Nike para acabar com a customização – e os customizadores.
Recebendo muitas críticas, a Nike rebateu. Diz a empresa que “não tem nenhum desejo de limitar a expressão individual de criadores e artesãos, muitos dos quais são alguns dos maiores fãs da Nike”, em comunicado.
“No entanto, não podemos permitir que ‘personalizadores’ como a Drip Creationz construam um negócio baseado em nossas marcas registradas mais icônicas, minando o valor dessas marcas e a mensagem que elas transmitem aos consumidores”, continua no mesmo texto.
A questão de direitos é complexa. Quem customiza está reforçando a marca original ou diminuindo sua importância? Em qual lado você está nessa: o da Nike ou dos customizadores?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso