Há um estilo de tatuagem que anda fazendo a cabeça das pessoas por aí: o estilo Fine Art.
- Veja os melhores estúdios de tatuagem de São Paulo
- Veja mais de 65 tatuagens no braço para você se inspirar
- Tenha a resposta para as principais dúvidas sobre tatuagem
As tatuagens masculinas com essa proposta têm uma pegada clássica e, ironicamente, moderna, afinal, as tatuagens clássicas não são nada parecidas com as tatuagens Fine Art; porém, as tatuagens no estilo Fine Art são inspiradas em quadros, pinturas e esculturas clássicas.
Apesar das tatuagens Fine Art serem, na maioria das vezes, desenhadas com um traço fino, elas não são iguais às tatuagens Fine Line (linha fina, em tradução livre).
As mudanças sociais por trás da tatuagem Fine Art
A tatuagem não é mais o símbolo de rebelião e subcultura que já foi. Cerca de um em cada cinco americanos tem uma, e essa taxa é muito maior entre os Millennials. Tatuadores populares como, por exemplo, o Nikko Hurtado, têm cerca de um milhão de seguidores no Instagram, e o estigma contra tatuagens no local de trabalho está desaparecendo lentamente em muitas partes do ocidente.
Ou seja: pela sua popularização e aceitação, as tatuagens agora popularizam um novo estilo de arte na pele: a Fine Art, cuja proposta é replicar conceitos, ideias e até mesmo pinturas completas de artistas plásticos.
As tatuagens simplesmente não são objetos que podem ser colocados em uma caixa de vidro ou dentro de uma moldura, semelhante à performance art, que tentou especificamente resistir ao modelo do museu e à comercialização da arte.
Muitos artistas, como o mestre japonês Horiyoshi III, acreditam que os desenhos só podem ganhar vida na pele. “É por isso que eu nunca mostro meus desenhos como ‘obras de arte’, afinal, fora da pele eles não são a arte que eu faço”, disse ele ao Japan Times alguns anos atrás.
É por isso que a ideia de fazer uma tatuagem no estilo Fine Art é tão interessante e tão representativa da nossa sociedade atual: as belas-artes tatuadas na pele ganham um sentido completamente novo e inusitado.
Inspirações de tatuagem Fine Art
Gostou da proposta e quer se inspirar no estilo Fine Art para fazer uma tatuagem nova?
Nós selecionamos vários desenhos extremamente criativos para você conhecer o estilo e refletir sobre a proposta! Se liga:
Ode a Leonardo Da Vinci
O cara acima é claramente fã do Leonardo Da Vinci, e resolveu tatuar várias obras do artista com releituras diferentes.
Monalisa e cubismo
Uma mistura interessante da clássica pintura da Monalisa, do Da Vinci, com um estilo cubista digno do Picasso.
Arte clássica
Feições e traços típicos de quadros renascentistas, e inspirações em esculturas clássicas também fazem parte do estilo Fine Art!
Surrealismo e linhas finas
Pinturas surrealistas também combinam bastante com o estilo Fine Art, afinal, além de serem quadros lúdicos, as pinturas dessa escola artística se encaixam perfeitamente no estilo mais moderno de tatuagem.
Expressionismo e cores
Apesar da gente ter listado várias tatuagens feitas com linhas pretas, você também pode recriar uma pintura colorida, como, por exemplo, a pintura O Grito, clássica representação do Expressionismo de Munch.
Cores e inspirações
Se você quiser, pode pedir para o seu tatuador recriar uma pintura clássica com a arte dele, e traçar inspirações e mudanças de acordo com a sua personalidade.
Pequenas inspirações impressionistas em pontilhismo
Misturar dois estilos de tatuagem também é uma ideia legal. Acima, por exemplo, é possível ver uma pegada do impressionismo do Monet com a técnica de pontilhismo, bem comum nas tatuagens modernas.
Belas-artes e espiritismo
Para criar um desenho ainda mais único e diferente, você pode se inspirar em clássicos da arte e colocar um toque de personalidade no desenho!
Mais Da Vinci
Os desenhos do Leonardo Da Vinci parecem ser referência quando o assunto é tatuagem no estilo Fine Art. O Homem Vitruviano é uma tatuagem bem recorrente!
Vitrais
Outra proposta interessante dentro da Fine Art é trabalhar vitrais e outras formas de artes sacras ou clássicas.
O clássico e a aquarela
Assim como o estilo Fine Art combina com o estilo do Pontilhismo, ele também combina com a proposta da aquarela!
Mosaicos e Fine Art
Outra mistura bem legal é usar mosaicos e traços cubistas mesclados com um estilo de arte do movimento modernista.
Mais Surrealismo
Criar uma releitura de uma pintura clássica no formato de um quadro também é uma proposta legal do estilo Fine Art.
Surrealismo e Arte Abstrata
A unidão de escolas artísticas diferentes ou a inspiração de quadros diferentes do mesmo movimento artístico também é uma ideia legal para se inspirar!
O Filho do Homem e mais Surrealismo
Como já falamos, o Surrealismo parece ser a principal inspiração das tatuagens Fine Arte! O O Filho do Homem, por exemplo, é uma pintura de 1964 do pintor surrealista belga René Magritte, e ganhou uma releitura bem interessante nas mãos da artista acima!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso