O terno, propriamente dito, é o conjunto de três peças: paletó, calça e colete. Porém, como o colete acabou sendo deixado de lado com o tempo – pelas regras de etiqueta empresarial, por exemplo – é comum encontrar ternos apenas com a combinação entre a calça e o paletó.
Existem três tipos principais de corte de terno para o paletó e calça, por exemplo, e cada um deles favorece um tipo de corpo diferente e é ideal para propostas variadas.
- Regras do terno que todo homem precisa saber
- Cuidados na hora de comprar um terno
- Regras de como abotoar um terno
Para entender qual é o melhor modelo para você e entender qual você deve procurar ou pedir para confeccionar, criamos um guia básico das principais características de cada um.
Corte inglês
Este tipo de corte, conhecido como inglês ou britânico, possui duas aberturas e surgiu na época de passeios à cavalo típicos das classes superiores. Na época, era necessário que as jaquetas se ajustassem melhor na parte da cintura e, por isso, este modelo é perfeito se você é mais alto, magro e mais jovem.
Com duas fendas, ele fica mais solto no corpo e as ombreiras são bem leves. O caimento é mais natural, a calça e mais acertada no corpo mas também não é muito justa e, por isso, este corte é ideal para quem quer se manter clássico, mas não gostaria de nenhum tecido muito rente ao corpo. Caso sua região abdominal seja avantajada, opte por este modelo!
Corte italiano
O corte italiano, ou Europeu, utiliza as características da cintura do homem daquela região – menor e estreita – para criar um dramático triângulo invertido. A ideia desta estratégia é criar uma imagem de poder!
Sem fendas, o paletó é justo na cintura e na região do peito. As mangas são mais estreitas e os ombros largos, com ombreiras levemente marcadas. A calça, na maioria das vezes, tem o cós mais baixo e é mais justa na região das coxas. Se você prefere a modelagem slim, esse é o tipo perfeito de terno para você: mas fuja dele caso você esteja muito acima do peso – não pela sua imagem, mas pela falta de mobilidade causada pelo corte.
Corte americano
Enquanto o corte inglês e o modelo italiano são mais clássicos e tradicionais, o corte americano é uma boa opção para se manter contemporâneo e parecer mais despojado. Com a cintura espaçosa e um ar mais casual, ele perde um pouco da elegância mais proporciona conforto!
Esta opção fica bem em quase todo tipo de corpo justamente por ser mais larga e mais despojada. O modelo do paletó tem apenas uma fenda e é a opção ideal caso você esteja acima do peso e se sinta desconfortável com peças em outras proporções.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso