Ser ver Olimpíadas já é algo legal, ver atletas brasileiros ganhando medalhas em Olimpíadas é ainda mais. Por isso, você precisa saber quais são os brasileiros com chances de se saírem bem na Olimpíada de Tóquio 2020.
- O novo uniforme da Nike para o skate nas Olimpíadas é animal
- 5 esportes olímpicos para você começar a praticar hoje (e como fazer isso)
Claro que a graça do esporte é a imprevisibilidade e que esta lista não é garantia de nada. Mas os brasileiros e brasileiras abaixo têm grandes chances de medalha graças a seu desempenho nos últimos anos e seu status atual dentro de sua modalidade.
Veja abaixo, então, quais são os atletas brasileiros que podem beliscar uma medalha na Olimpíada de Tóquio.
Gabriel Medina e Ítalo Ferreira – Surfe
A gente ficou tirando onda do Medina por ele ser um cara grudado demais na esposa, mas a verdade é que (se isso não atrapalhar), ele é um grande favorito à medalha de ouro. É o atual líder do ranking mundial de surfe e foi vice-campeão e campeão mundial na modalidade recentemente.
Seu grande concorrente é o também brasileiro Ítalo Ferreira, campeão mundial de surfe em 2019 e medalha de ouro no ISA Games, competição (também disputada no Japão) que simulou um torneio olímpico. É o atual segundo do ranking mundial.
Pâmela Rosa e Rayssa Leal – Skate
Pâmela foi campeã mundial em 2019 e é líder do ranking mundial da categoria. Acabou de ganhar o ouro em um torneio realizado nos Estados Unidos antes da Olimpíada. (Se você curte skate, veja aqui nosso guia para começar a andar e também nossa lista com os melhores tênis de skate.)
Aos 13 anos, Rayssa é a sensação da delegação brasileira – e uma das favoritas ao pódio. A “Fadinha”, como ficou conhecida ainda criança (ou mais criança ainda), já tem um bronze no Campeonato Mundial e uma prata em um torneio nos EUA. É vice-líder do ranking mundial.
Isaquias Queiroz – Canoagem
Ele bateu na trave nos jogos do Rio 2016 e continua sendo um dos atletas brasileiros mais de elite presentes no Japão. Isaquias chega ao país levando na mala um título mundial, uma medalha de prata e duas de bronze conquistadas em competições nos últimos anos.
Arthur Zanetti – Ginástica Artística
Medalha de prata no Rio em 2016, Zanetti foi quinto colocado no mundial de 2019 e prata na Copa do Mundo de Doha, no Catar. A argola é um aparelho muito equilibrado, então vai ser difícil. Mas temos boas chances.
Martine Grael e Kahena Kunze – Vela
A dupla de atletas da vela é a atual campeã olímpica e medalha de prata no mundial da categoria. Favoritaças ao título, ainda acabaram de vencer um campeonato “de aquecimento” que contou com as melhores duplas do mundo.
Ágatha e Duda – Vôlei de Praia
Sempre forte na modalidade, o Brasil está mais uma vez bem representado em Tóquio. As duas formam a dupla mais regular do circuito mundial em 2021, com cinco pódios em sete etapas disputadas – dois ouros, uma prata e dois bronzes.
Vôlei masculino
Outra favoritaça, a seleção brasileira de vôlei é a atual campeã da Copa do Mundo, vice do mundial e campeã da Liga das Nações. Ainda conta com o ânimo da volta do técnico Renan Dal Zotto, que ficou mais de um mês internado no hospital para se recuperar da Covid-19.
Beatriz Ferreira – Boxe
Beatriz é a atual campeã mundial de boxe em sua categoria (até 60kg) e tem duas medalhas de ouro em torneios de preparação para as Olimpíadas. Está voando.
Bruno Fratus – Natação
Fratus é um dos atletas brasileiros da natação que podem apostar na experiência para arrumar uma medalha em Tóquio. Foi vice mundial em 2017 e 2019 e finalista nas duas últimas Olimpíadas. É o atual sexto colocado no ranking mundial.
Futebol masculino
A seleção masculina de futebol sempre é uma das maiores favoritas ao ouro nas Olimpíadas (embora tenha um só). Mesmo com desfalques, a equipe é uma das melhores dos Jogos Olímpicos e deve conseguir pelo menos um bronze sem grandes dificuldades.
Ana Marcela Cunha – Maratona aquática
Promessa real de medalha, Ana Marcela tem tido bons desempenhos em competições nos últimos anos. Tem um título em uma competição deste ano que contou com a participação de algumas das melhores nadadoras do planeta.
Alisson Santos – Atletismo
Alisson foi campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2019 e quebrou cinco vezes o recorde sul-americano dos 400 metros só neste ano. A marca o coloca na terceira posição do ranking mundial.
Mayra Aguiar – Judô
Medalha de bronze no Mundial de judô de 2019. Passou por uma cirurgia e ficou sem competir até o mês passado, mas fechou o ranking olímpico na sexta posição e será cabeça-de-chave em Tóquio.
Além desses, anote aí para acompanhar também outros atletas brasileiros que têm chances de brigar por medalha:
- Maria Suelen – Judô
- Tatiana Weston-Webb – Surfe
- Luiz Francisco – Skate
- Arthur Nory – Ginástica Artística
- Nathalie Moellhausen – Esgrima
- Letícia Bufoni – Skate
- Pedro Barros – Skate
- Vôlei feminino
- Alisson e Álvaro – Vôlei de Praia
- Futebol feminino
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso