Olimpíadas: os atletas brasileiros em que vale ficar de olho em Tóquio

Querendo ver o Brasil conquistar umas medalhas em Tóquio? Então se liga em quem são os atletas brasileiros que você tem que acompanhar.

Ítalo Ferreira - Atletas brasileiros com chance de medalhas

Ser ver Olimpíadas já é algo legal, ver atletas brasileiros ganhando medalhas em Olimpíadas é ainda mais. Por isso, você precisa saber quais são os brasileiros com chances de se saírem bem na Olimpíada de Tóquio 2020.

Claro que a graça do esporte é a imprevisibilidade e que esta lista não é garantia de nada. Mas os brasileiros e brasileiras abaixo têm grandes chances de medalha graças a seu desempenho nos últimos anos e seu status atual dentro de sua modalidade.

Veja abaixo, então, quais são os atletas brasileiros que podem beliscar uma medalha na Olimpíada de Tóquio.

Gabriel Medina e Ítalo Ferreira – Surfe

Gabriel Medina

A gente ficou tirando onda do Medina por ele ser um cara grudado demais na esposa, mas a verdade é que (se isso não atrapalhar), ele é um grande favorito à medalha de ouro. É o atual líder do ranking mundial de surfe e foi vice-campeão e campeão mundial na modalidade recentemente.

Ítalo Ferreira, um dos atletas brasileiros que vale acompanhar

Seu grande concorrente é o também brasileiro Ítalo Ferreira, campeão mundial de surfe em 2019 e medalha de ouro no ISA Games, competição (também disputada no Japão) que simulou um torneio olímpico. É o atual segundo do ranking mundial.

Pâmela Rosa e Rayssa Leal – Skate

Pamela Rosa

Pâmela foi campeã mundial em 2019 e é líder do ranking mundial da categoria. Acabou de ganhar o ouro em um torneio realizado nos Estados Unidos antes da Olimpíada. (Se você curte skate, veja aqui nosso guia para começar a andar e também nossa lista com os melhores tênis de skate.)

Rayssa Leal

Aos 13 anos, Rayssa é a sensação da delegação brasileira – e uma das favoritas ao pódio. A “Fadinha”, como ficou conhecida ainda criança (ou mais criança ainda), já tem um bronze no Campeonato Mundial e uma prata em um torneio nos EUA. É vice-líder do ranking mundial.

Isaquias Queiroz – Canoagem

Isaquias Queiroz, um dos atletas brasileiros que vale a pena acompanhar

Ele bateu na trave nos jogos do Rio 2016 e continua sendo um dos atletas brasileiros mais de elite presentes no Japão. Isaquias chega ao país levando na mala um título mundial, uma medalha de prata e duas de bronze conquistadas em competições nos últimos anos.

Arthur Zanetti – Ginástica Artística

Arthur Zanetti, um dos atletas brasileiros que vale acompanhar

Medalha de prata no Rio em 2016, Zanetti foi quinto colocado no mundial de 2019 e prata na Copa do Mundo de Doha, no Catar. A argola é um aparelho muito equilibrado, então vai ser difícil. Mas temos boas chances.

Martine Grael e Kahena Kunze – Vela

Martine Grael e Kahena Kunze

A dupla de atletas da vela é a atual campeã olímpica e medalha de prata no mundial da categoria. Favoritaças ao título, ainda acabaram de vencer um campeonato “de aquecimento” que contou com as melhores duplas do mundo.

Ágatha e Duda – Vôlei de Praia

Agatha e Duda

Sempre forte na modalidade, o Brasil está mais uma vez bem representado em Tóquio. As duas formam a dupla mais regular do circuito mundial em 2021, com cinco pódios em sete etapas disputadas – dois ouros, uma prata e dois bronzes.

Vôlei masculino

Vôlei masculino, com vários dos atletas brasileiros que vale a pena acompanhar

Outra favoritaça, a seleção brasileira de vôlei é a atual campeã da Copa do Mundo, vice do mundial e campeã da Liga das Nações. Ainda conta com o ânimo da volta do técnico Renan Dal Zotto, que ficou mais de um mês internado no hospital para se recuperar da Covid-19.

Beatriz Ferreira – Boxe

Beatriz Ferreira

Beatriz é a atual campeã mundial de boxe em sua categoria (até 60kg) e tem duas medalhas de ouro em torneios de preparação para as Olimpíadas. Está voando.

Bruno Fratus – Natação

Bruno Fratus, um dos atletas brasileiros que vale a pena acompanhar

Fratus é um dos atletas brasileiros da natação que podem apostar na experiência para arrumar uma medalha em Tóquio. Foi vice mundial em 2017 e 2019 e finalista nas duas últimas Olimpíadas. É o atual sexto colocado no ranking mundial.

Futebol masculino

Futebol masculino

A seleção masculina de futebol sempre é uma das maiores favoritas ao ouro nas Olimpíadas (embora tenha um só). Mesmo com desfalques, a equipe é uma das melhores dos Jogos Olímpicos e deve conseguir pelo menos um bronze sem grandes dificuldades.

Ana Marcela Cunha – Maratona aquática

Ana Marcela Cunha

Promessa real de medalha, Ana Marcela tem tido bons desempenhos em competições nos últimos anos. Tem um título em uma competição deste ano que contou com a participação de algumas das melhores nadadoras do planeta.

Alisson Santos – Atletismo

Alisson dos Santos, um dos atletas brasileiros que vale a pena acompanhar

Alisson foi campeão dos Jogos Pan-Americanos em 2019 e quebrou cinco vezes o recorde sul-americano dos 400 metros só neste ano. A marca o coloca na terceira posição do ranking mundial.

Mayra Aguiar – Judô

Mayra Aguiar

Medalha de bronze no Mundial de judô de 2019. Passou por uma cirurgia e ficou sem competir até o mês passado, mas fechou o ranking olímpico na sexta posição e será cabeça-de-chave em Tóquio.

Além desses, anote aí para acompanhar também outros atletas brasileiros que têm chances de brigar por medalha:

  • Maria Suelen – Judô
  • Tatiana Weston-Webb – Surfe
  • Luiz Francisco – Skate
  • Arthur Nory – Ginástica Artística
  • Nathalie Moellhausen – Esgrima
  • Letícia Bufoni – Skate
  • Pedro Barros – Skate
  • Vôlei feminino
  • Alisson e Álvaro – Vôlei de Praia
  • Futebol feminino
Compartilhe
Felipe Blumen
Felipe Blumen

Historiador, jornalista de lifestyle e fã de foguetes, Corinthians, gibis e outras bagunças.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso