A pandemia pegou todo mundo de surpresa. De uma hora para a outra, bares, baladas e restaurantes fecharam. Mas, talvez, a academia foi o que mais fez falta na rotina da galera. Diante desse cenário, os atletas e crossfiteiros apelaram para a melhor opção possível: a bicicleta.
Até mesmo quem não gostava de exercícios físicos começou a pedalar como desculpa para sair de casa. Entre junho e julho de 2020, as vendas de bicicletas e equipamentos aumentaram 118% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo pesquisa da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike).
Então, se você é uma dessas pessoas que começou recentemente ou quer começar a pedalar, segue uma lista de coisas que você precisa saber antes de colocar o pé no pedal.
Como escolher a bicicleta ideal
Antes de sair por aí pedalando, é preciso se perguntar: onde eu quero pedalar e qual o meu biotipo? Dependendo do ambiente em que você vai andar de bike, o tipo de equipamento muda. De acordo com o objetivo do terreno, material, pneu e peso da bicicleta mudam. Então, se você optar por andar nas ciclofaixas da cidade, por exemplo, evite comprar uma Mountain Bike.
A melhor forma de saber qual a sua bicicleta ideal, é fazer o “Bike Fit”, uma avaliação que te ajuda a escolher ou adaptar a sua bike.
Comprando os equipamentos certos
Com sua bike pronta, existem alguns acessórios e equipamentos indispensáveis, como o capacete. É necessário sempre prezar a sua segurança e proteção e, apesar do ciclismo parecer um esporte inofensivo, acidentes ainda podem acontecer. Se quiser, compre também luvas e proteções para cotovelos e joelhos – podem ajudar nas quedas iniciais.
Outro equipamento que vale a pena comprar são os óculos esportivos. Este acessório previne a entrada de poeira ou outras partículas que podem afetar a sua visão. Para completar o visual, use sempre roupas leves e apropriadas para esportes.
Ter uma buzina é fundamental. O retrovisor também pode ajudar quem vai andar na rua. E, se você é um cara noturno e prefere sair pedalando de noite, é imprescindível comprar as luzinhas de sinalização. Assim, os carros ou pedestres que estão perto de você, conseguirão te ver perfeitamente.
Tenha calma e vá devagar
Se você está se acostumando com a bicicleta, procure andar por lugares mais tranquilos. Para ganhar intimidade com o esporte, pratique aos poucos e sem passar dos seus limites.
Além de ir com calma, é preciso sempre manter a atenção na sua bicicleta e aos arredores, para ter certeza que não há nenhum problema.
Machucados e lesões
Assim como todos os esportes e exercícios físicos, andar de bicicleta também pode causar dores, lesões e até mesmo machucados mais graves. Por isso, é preciso sempre ouvir o seu corpo e saber seus limites.
Para evitar dores lombares, encontre a postura correta para pedalar. A posição do guidão e dos pedais precisa estar correta para o ciclista se sentir confortável. O Bike Fit vai te ajudar nisso.
Manutenção da bicicleta
Se depois de começar a andar de bicicleta você tomou gosto pelo esporte, vai perceber que é necessário fazer algumas manutenções constantes na bike. Assim, vai ter que aprender quando e como trocar equipamentos.
Para evitar problemas, é sempre bom seguir a seguinte essa lista de coisas a fazer:
- Limpar a bicicleta (a sujeira vai prejudicando as peças);
- Verificar freios;
- Verificar rodas;
- Verificar marcha e transmissão (ver se algo está travando ou duro);
- Verificar os pneus (que devem estar sempre calibrados na pressão correta, conforme indicado pelo fabricante).
Alimentação e hidratação
O ciclismo é como qualquer outro esporte, então quando você estiver praticando, precisa ficar de olho na sua alimentação e, claro, não esquecer de se hidratar. Ao ir andar de bicicleta, leve uma garrafinha de água e algum alimento leve.
Pelotão
Fazer exercícios em grupo pode te trazer vários benefícios. Entretanto, andar com várias pessoas pode ser um desafio para aqueles que estão iniciando. Dessa forma, é preciso manter uma distância segura e adequada para não atrapalhar o restante do grupo. E, em alguns pelotões, só é possível entrar no grupo com a permissão de organizadores e líderes.
Com esse guia completo você já está pronto para sair por aí pedalando. Só não esquece o capacete, hein?!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso