Entender os sentimentos pode ser difícil, ainda mais quando se tem uma visão deturpada deles. Por vezes, é comum que amor ou dependência emocional sejam confundidos. A ideia de viver à disposição e ser incapaz de viver sozinho, por exemplo, pode ser confundida com amor, às vezes.
- Sinais vermelhos em um relacionamento: saiba quando ficar alerta?
- Família tóxica: aprenda como lidar com essa situação
- E se o tóxico da relação sou eu?
A sociedade vende a ideia de que dependência é igual ao amor, por isso, é comum que as pessoas confundam esses sentimentos. Por isso, entender o que é a dependência emocional, pode te ajudar a entender os seus sentimentos.
O que é a dependência emocional?
A dependência emocional é uma necessidade afetiva que acontece em relacionamentos, seja ele amoroso, familiar ou entre amizades. Geralmente quem sofre de dependência emocional tem uma certa dificuldade de viver bem sem a pessoa a qual depende.
Ao contrário do amor, a dependência emocional faz com que a pessoa que sofre disso, se sinta incompleta e necessite da outra para existir. Além do próprio sofrimento, a pessoa ainda tende a colocar expectativas em cima da outra, causando uma certa pressão.
Como consequência, a pessoa que sofre de dependência emocional tem dificuldade em dizer não ou se expressar de forma que vá contra o pensamento da outra, por medo de rejeição. Bem como se coloca enquanto alguém super protetor e possessivo.
Amor ou dependência emocional: como identificar?
Para identificar se o que você está sentindo é amor ou dependência emocional, é preciso entender alguns sinais da dependência. Essa situação pode ser notada de várias formas em um relacionamentos. Confira alguns sinais da dependência emocional:
Incapacidade de ficar sozinho
É provável que você sinta como se precisasse compartilhar todos os momentos com a pessoa. Mas não de uma forma saudável. De uma forma que quando você está sozinho não sabe o que fazer. Como se não existisse sem a pessoa.
Desconfiança excessiva
Quando a pessoa não está com você, sua mente começa a imaginar que está sendo traído, abandonado ou fica tentando adivinhar o que a pessoa está fazendo sem você. Se a pessoa estiver se divertindo, você sente como se estivesse sendo substituído.
Você deixa de viver a sua vida
Quando você desenvolve dependência emocional, a sua vida vai para segundo plano. Você passa a viver em função da outra pessoa. Fazer somente as coisas que ela gosta e sempre dentro do relacionamento. Você passa a viver em função do outro.
Não acredita poder viver sem a pessoa
Na dependência emocional, você passa a acreditar que não será capaz de viver sem aquela pessoa. Assim, coloca todas as suas expectativas e planos em cima dela. Sem pensar que possa existir um futuro sem ela.
Idealização
É comum na dependência emocional, que a pessoa pela qual você se tornou dependente, seja vista por você de maneira idealizada. Como uma pessoa sem defeitos, perfeita, acima da média. Às vezes você pode até achar que essa pessoa é muito melhor do que você.
Tristeza ou ansiedade
Esses são sentimentos que acompanham um relacionamento onde há dependência emocional. Eles podem ser acompanhados do sentimento de incapacidade de mudança.
Formas para ser menos dependente
Se tornar uma pessoa menos dependente é um processo que pode ser difícil de realizar sozinho. Se for o caso, a ajuda de um psicoterapeuta pode ser muito útil. No entanto, existem alguns pontos que você pode começar a trabalhar sozinho.
- Tenha consciência de que sofre de dependência emocional
- Entenda que você pode tomar o controle da sua vida de volta
- Entenda e reconheça as suas necessidades emocionais
- Faça programações sem contar com outra pessoa
- Entenda que a outra pessoa não é superior a você
- Não crie grandes expectativas
- Pratique o amor próprio
Gostou do conteúdo? Confira mais que podem te interessar!
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso