Colocar uma criança no mundo e criá-la bem é, talvez, uma das tarefas mais difíceis da vida. Ser um pai melhor é dar a seus filhos afeto, atenção, compreensão e educação da melhor maneira possível. Mas como fazer isso?
Essa é uma questão recorrente na mente dos pais e mães ao redor do mundo. Apesar de diferenças sociais, religiosas e outras, todos prezam por educar os filhos da melhor forma – seja qual ela for. E todos querem descobrir como. Mas, embora não haja manual ou livro que possa ensinar completamente como criar os filhos, existem algumas ideias que você deve manter na cabeça.
Ensinar respeito, amor, diálogo e ter paciência são “técnicas” universais. E, se você tem filhos meninos, deve ter o dobro de atenção a isso – pois, fora de casa, eles serão expostos a outros tipos de informações, digamos, menos confiáveis.
“Coisa de menino”
Por muito tempo, educar garotos era falar algo como: “aja como um homem”, “meninos não choram” ou “isso não é coisa de menino”. Entretanto, esse tipo de ideia apenas prejudica o desenvolvimento e o amadurecimento dos filhos.
Em vez de cultivar a mentalidade de que certas coisas não foram feitas para meninos e que meninos deveriam agir de certo modo, incentive o seu filho a ir atrás dos seus sonhos e ser quem ele quer ser.
Por mais que às vezes as nossas expectativas de futuro para os nossos filhos não se encontrem com a realidade, é preciso aceitar e apoiá-los em momentos difíceis e de vulnerabilidade.
Meninos choram, sim
“Boys don’t cry” não é apenas uma música famosa do The Cure. Infelizmente, muitos pais acreditam que sensibilidade é sinônimo de fraqueza e influenciam os filhos a esconderem os seus sentimentos.
Assim como todos os seres humanos, os homens têm sentimentos e precisam expressá-los. Rejeitar as emoções e fingir que nada te abala apenas traz mais sofrimento a longo prazo.
Então, desde pequeno, é importante contrariar a ideia de que meninos não choram e sentem emoções. Para evitar que seu filho sofra calado, incentive-o a falar exatamente o que ele está sentindo.
Não incentive a violência
Outro ensinamento muito comum é que meninos devem ser agressivos e competitivos. Esse tipo de pensamento pode ser extremamente prejudicial para a criança, que pode crescer e virar uma pessoa violenta e que lida mal com a “derrota” (seja ela qual for).
Bater ou gritar nunca são as melhores formas de resolver um conflito. Eduque e influencie o seu menino a usar as palavras.
Respeito
Todo mundo merece respeito. Independente da orientação sexual, religiosidade, gênero e outros, é preciso tratar as pessoas com educação e sem preconceitos.
Maus tratos a mulheres e outros grupos vulneráveis infelizmente ainda são muito recorrentes na sociedade. Por isso, é muito importante, desde sempre, reforçar o respeito.
Evite estereótipos
As crianças nascem sem conhecimento de mundo e somos nós, adultos, que educamos e as ensinamos sobre as peculiaridades da vida. Assim, é importante não repassar ideias errôneas e estereotipadas para os filhos.
Lembre sempre que meninos podem brincar com qualquer brinquedo, que garotas podem jogar bola, mulheres podem ser uma figura de poder ou que homens podem cuidar da casa.
Seja presente
Conciliar a rotina de trabalho e ainda cuidar dos filhos pode ser um grande desafio, mas é importante tentar sempre estar presente e ter tempo de qualidade com os pequenos.
A primeira inspiração para qualquer menino é o pai. Dessa forma, estar presente, cuidar, ensinar e principalmente se divertir, é um passo sério para criar os filhos meninos da melhor maneira.
Não há fórmula perfeita para criar e educar os filhos. Você vai escrevendo o seu próprio manual durante o caminho e, o mais importante, vai aprendendo mais sobre a vida junto com eles.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso