O que olhar na hora de comprar um carro usado

Recomendações e dicas para você que quer comprar um veículo semi-novo ou mais rodado

Recomendações e dicas para você que quer comprar um veículo semi-novo ou mais rodado

A compra de um carro usado vale a pena principalmente pelo preço, muito mais em conta do que investir em um 0 km na concessionária. Contudo, existem alguns cuidados na hora de comprar seu veículo para você não se arrepender depois.

21 super carros que Cristiano Ronaldo tem em sua garagem
50 Carros mais roubados do Brasil

Lataria, pintura, interior, motor… Saiba o que olhar na hora de ver um carro usado e tenha certeza de que o negócio que está fazendo é bom de verdade. E não se esqueça: depois de seguir todas essas recomendações, faça um test-drive!

Lataria e pintura

Lataria e pintura

Lataria, pintura, interior, motor… Saiba o que olhar na hora de ver um carro usado e tenha certeza de que o negócio que está fazendo é bom de verdade. E não se esqueça: depois de seguir todas essas recomendações, faça um test-drive!

– Procure ver o carro usado no claro, de preferência em ambiente aberto e sem nuvens ou chuva, que podem esconder defeitos na lataria ou pintura. Dê pequenos socos na lata para ver se há o mesmo barulho por todo o carro. Assim você pode ver se há partes em que foi utilizada algum tipo de massa.
– Observe se há algum tipo de marca nos faróis e lanternas. Essas marcas podem denunciar batidas ou trocas dos itens originais..
– Passe os dedos nos vãos entre portas. Verifique se o tamanho desses vãos é exatamente igual ao do outro lado do veículo. Caso tenha diferença, o carro pode ter batido e não foi desamassado adequadamente.
– Olhe o automóvel de frente e apoie seu olhar no para-lama. Dali fica mais fácil de observar imperfeições no capô e desalinhamento das portas. Aproveite que está de frente para o veículo e balance o carro. Se continuar balançando, pode ter problemas na suspensão.
– Olhe o carro por trás e verifique se os eixos estão alinhados e também se há desgaste diferente entre os pneus. Acidentes, buracos e problemas na direção e suspensão costumam desalinhar os eixos.

Interior do veículo

Interior do veículo

– Verifique se o interior do veículo tem algum odor esquisito. Anos de uso por outra pessoa podem deixar o carro com cheiro de cigarro, perfume, etc. Você não vai querer isso para o seu carro.
– Dê uma boa olhada no estofado. Bancos e outras partes podem estar rasgados, furados, com manchas e/ou úmidos. Umidade pode significar que o veículo passou por uma enchente ou que tem problemas de vedação.
– Tenha certeza de que o ar-condicionado e os vidros, sejam eles elétricos ou não, estão em bom estado e funcionando.
– Veja se as luzes e outros itens elétricos estão funcionando direito: rádio, sensores, câmera, etc.
– Se o pedal de freio estiver bastante desgastado, significa que o carro tem grande quilometragem – lembre-se que nem sempre a quilometragem indicada no velocímetro é real, pode ter sido adulterada. Verifique também o volante e o câmbio: caso estejam moles demais, sem aquela espécie de atrito que a borracha causa, é porque estão gastos.

Motor

Motor

– Abra o capô e dê uma boa olhada para tentar detectar partes enferrujadas e amassados na parte de baixo da lataria.
– Verifique o nível e o aspecto do óleo no reservatório. Caso esteja escuro e/ou abaixo do nível, pode indicar que o dono do veículo não é uma pessoa cuidadosa. O filtro de ar também deve estar limpo e relativamente novo.
– Olhe as juntas do cabeçote. Se houver presença de óleo pode significar que a peça teve empenamento.
– Veja como estão as correias e mangueiras. Se tiverem rachaduras, estão em mau estado. Atenção com a correia de distribuição, pois é a mais cara e pode sair uma fortuna para você se comprar um carro com ela danificada. Se a correia for de aço, ótimo.
– Se você ligar o carro e o motor demorar para funcionar, provavelmente os bicos injetores estão entupidos.

Compartilhe
Bruno Rodrigues
Bruno Rodrigues

Paulistano, louco por futebol e jornalista. Necessariamente nessa ordem porque esse sou eu.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso