7 truques de atletas para dormir melhor [in year]

Tem dificuldades pra dormir ou sempre acorda cansado? Veja essas dicas de atletas para dormir melhor!

Dormir Melhor | Envato Elements

Dormir melhor é um sonho de muitos, mas a realidade de poucos. A verdade é que na rotina acelerada da vida adulta, fica difícil conseguir reservar 8 horas de sono por noite e garantir que essas 8 horas vão ser interruptas e livres de qualquer angústia ou ansiedade que é consequência da intensidade do dia a dia no trabalho, na faculdade ou em casa.

Uma noite mal dormida atrapalha tudo: reduz nossa concentração, prejudica a memória e nosso desempenho acadêmico ou profissional e até reduz a qualidade de exercícios físicos que possamos praticar ao longo do dia. Ou seja: para quem quer ter sucesso profissional e uma vida saudável, dormir bem é indispensável.

Um atleta, por exemplo, precisa garantir que a sua noite de sono vai ser proveitosa para garantir sucesso no treino do dia seguinte, e garantir que seu desempenho durante uma prova vai ser o melhor possível.

Um técnico bastante reconhecido internacionalmente já treinou grandes atletas e, para ajudar nós, meros mortais, ele publicou um livro com suas melhoras táticas. Nick Littlehales já trabalhou com as melhores equipes da Premier League, com o jogador Cristiano Ronaldo, com muitos jogadores da NBA e com alguns tenistas famosos.

Como falamos acima, ele listou várias de suas táticas em seu livro “Sleep”. Nós selecionamos as mais interessantes e fáceis de praticar:

Entenda os ciclos do sono

Dormir Melhor | Envato Elements

O sono é medido em ciclos de uma hora e meia. Em cada ciclo, o corpo passa por todas as fases do sono necessárias – 1, 2, 3, 4 e REM, sigla para Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos. Uma pessoa adulta deve dormir 5 ciclos para ter uma noite proveitosa, então, o ideal é dormir nesses horários:

  • Quem vai acordar às 6:30 deve dormir às 23:00
  • Quem vai acordar às 7:00 deve dormir às 23:30
  • Quem vai acordar às 8:00 deve dormir às 00:30
  • Quem vai acordar às 9:00 deve dormir às 01:30

Se você não conseguir dormir na hora programada, o ideal é esperar mais uma hora e meia. Sempre é preferível acordar ao final de um ciclo do que no meio dele. Então, é melhor dormir às 00:30 e acordar às 7:00 do que dormir às 00:00 e acordar no mesmo horário.

Durma na posição fetal

7 truques de atletas para dormir melhor

Essa é a melhor posição de todas para dormir! Dormir virado para o lado direito ajuda o coração a trabalhar no modo normal – isso acontece porque a maior parte dele está do lado esquerdo do peito.

Não durma de barriga para baixo

7 truques de atletas para dormir melhor

Por mais que pareça gostosa de dormir, essa posição faz com que você precise virar a cabeça para o lado e, por isso, os músculos do pescoço pressionam as artérias que vão para o cérebro e ele acaba recebendo menos sangue.

Dormir assim costuma dar bastante dor de cabeça e prejudicar seu sono, então evite.

Foco na temperatura

7 truques de atletas para dormir melhor

O ideal é dormir com uma temperatura ambiente entre 16 e 18°C. Uma temperatura muito alta pode causar desidratação pela manhã, e uma temperatura muito baixa pode te dar pesadelos e te manter em alerta.

Cuidado com os objetos da cama

7 truques de atletas para dormir melhor

Um travesseiro baixo, um cobertor de microfibra (que se adapta à temperatura do corpo) e a firmeza do colchão são pontos fundamentais para garantir uma boa noite de sono.

Nada de luz

7 truques de atletas para dormir melhor

Um quarto completamente escuro vai melhorar a qualidade do seu sono. Apague todas as luzes, feche as cortinas e garanta que todos os eletrônicos estão desligados e não estão emitindo luz alguma no ambiente.

Cuidado com o que você come

7 truques de atletas para dormir melhor

Bebidas com cafeína ou com muito açúcar atrapalham a sua noite de sono, então, é bom evitar consumir esse tipo de bebida perto da hora de dormir, o mesmo vale para pratos com muita gordura que levam tempo para serem digeridos e aumentam a temperatura corporal.

Crie um ambiente perfeito para o sono e tenha noites tranquilas e reparadoras com nossa seleção de produtos!

Máscara de dormir: bloqueie a luz e desfrute de um ambiente escuro ideal para um sono profundo.

Travesseiro antirrefluxo: eleve a cabeça e o tronco, facilitando a respiração e prevenindo o refluxo ácido, ideal para quem sofre de apneia do sono ou ronca muito.

Colchão de espuma viscoelástica: distribui o peso corporal uniformemente, reduzindo a pressão sobre os pontos de impacto, ideal para quem tem dores nas costas ou articulações.

Aromatizador de ambiente: difunda aromas relaxantes como lavanda, camomila ou sândalo, criando um ambiente mais tranquilo e propício para o sono.

Óleos essenciais: utilize aromas calmantes como lavanda, camomila e ylang-ylang em difusores, aromatizadores ou pingados no travesseiro para relaxar o corpo e a mente antes de dormir.

Chás relaxantes: camomila, melissa, valeriana e passiflora são exemplos de plantas com propriedades calmantes que te ajudam a relaxar antes de dormir.

Suplementos alimentares: melatonina, magnésio e L-teanina podem ajudar a melhorar a qualidade do sono, consulte um médico ou nutricionista antes de tomar qualquer suplemento.

Aplicativos de mindfulness: oferecem exercícios de meditação e respiração que reduzem o estresse e a ansiedade, ajudando você a relaxar antes de dormir.

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso