1,5 milhão de ácaros estão vivendo na sua cama neste exato momento

Veja a importância de trocar de travesseiro na frequência correta! Depois de dois anos, um terço do seu travesseiro é formada por ácaros

Mais da metade do seu travesseiro é formada por ácaros | Reprodução

Os ácaros são pequenos aracnídeos que vivem em ambientes úmidos e quentes, como a cama, sendo uma das principais causas de alergias respiratórias, tais como rinite e asma. O cenário não é nada bonito; na verdade, é bem assustador.

Estima-se que 1,5 milhão de ácaros estão vivendo na sua cama neste exato momento1. Essas criaturas habitam a poeira e são responsáveis por desencadear alergias em muitas pessoas, manifestadas por tosse, espirros, coceira no nariz, garganta e olhos, dificuldade para respirar, rinite alérgica e asma.

Você já acordou com a garganta irritada sem motivo aparente? Ou notou que a sua pele insiste em ficar vermelha e cheia de espinhas, mesmo quando você cuida dela corretamente? A culpa pode ser dos ácaros.

ácaros são seres da classe dos aracnídeos, menores que um milímetro, com incrível capacidade de explorar inúmeros habitats | PX Here

Quem é alérgico precisa ter o dobro de cuidado com a higienização de objetos que têm mais chances de acumular ácaros, como travesseiros, colchões e cobertores. Para ter uma ideia, após dois anos de uso, seu travesseiro fica mais pesado porque os ácaros se proliferam ali e, como aponta o alergista Clóvis Galvão CRM 75503 SP em entrevista ao Bem Estar, compõem um terço do peso do travesseiro.

Entre os dois anos da troca de travesseiros, o especialista sugere que a lavagem deles seja feita a seco, já que a umidade é um ambiente favorável para a proliferação dos organismos. Para quem tem alergia, o mais recomendado é utilizar travesseiros de látex ou espuma, ou pelo menos usar capas protetoras antiácaro.

Lavar | pxhere.com

Ademais, é importante estar ciente dos sintomas causados pela alergia aos ácaros, que incluem tosse, espirros, coceira no nariz, garganta e olhos, dificuldade para respirar, rinite alérgica e asma. Para prevenir a proliferação desses intrusos incômodos, medidas simples podem ser adotadas, tais como lavar roupas de cama semanalmente, incluindo travesseiros, colchões e cobertores; usar capas protetoras antiácaro para travesseiros e colchões; aspirar a cama e o quarto semanalmente; e manter o quarto arejado e ventilado.

Por fim, vale lembrar: é importante trocar a colcha que cobre a cama durante o dia por uma nova, além de higienizar almofadas e colchões com um aspirador semanalmente. Nada de preguiça!

Ao tomar medidas simples para prevenir a proliferação de ácaros, você pode reduzir o risco de desenvolver alergias respiratórias.

Fonte
¹ Estimativa de 1,5 milhão de ácaros na cama: ASBAI
Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso