Cuidados com a barba: como se livrar da irritação da pele

Sofre com aquela irritação na barba depois de se livrar dos pelos do rosto ou aparar ela com um barbeador elétrico ou lâmina? Veja como resolver esse problema!

Barbear | Envato Elements

A barba é uma expressão de estilo e personalidade que pode ser cultivada de diversas maneiras. Seja ela curta, média ou longa, é importante que ela esteja bem cuidada para que o homem se sinta confortável e confiante.

No entanto, a barba também pode ser uma fonte de problemas, como a irritação da pele. Essa condição é causada por diversos fatores, como o uso de produtos inadequados, lâminas velhas, falta de higiene e até mesmo falta de hidratação.

37 barbas incríveis para você se inspirar
+ Barba com falhas: visuais para você não ter vergonha da sua barba rala

Neste artigo, vamos abordar as principais causas da irritação da barba e dar dicas para evitá-la.

Então, quer se livrar da coceira na barba? Veja as principais dicas para acabar com o problema!

Mantenha sempre a sua pele limpa

Cuidar da sua aparência | Envato Elements

O primeiro passo para eliminar a irritação da barba é manter a sua pele limpa. Pelo menos 3 vezes por semana – ou quando for fazer a barba – use um sabonete antibactericida para lavar o rosto! Desse jeito, você consegue deixar a pele protegida contra qualquer tipo de infecção. Depois do banho, use uma toalha limpa para secar a pele (quando não for fazer a barba).

Molhe a barba inteira – com água morna

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Um dos principais cuidados com a barba é este: quando for se barbear, molhe a barba inteira. Os pelos podem absorver aproximadamente 35% do seu próprio volume em umidade, e, quando eles ficham inchados com a água, ficam mais frágeis – e isso facilita a remoção deles.

Por isso: sempre faça a barba depois do banho. Sempre! Além de molhada, a sua pele vai estar aquecida por causa da água do chuveiro, o que faz com que os poros se dilatem, evitando ainda mais a barba irritada.

Use produtos de qualidade

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Um bom aparelho de barbear – novo e sem lâminas cegas – e um bom creme de barbear são fundamentais pare você ter um barbeado livre de irritações. Os cremes, por exemplo, devem ser cremosos e ricos em óleos – com silicone ou hidratantes.

Esses ingredientes evitam que a raiz do pelo absorva umidade, fazem com o que a lâmina deslize com maior facilidade e esses pontos, além de protegerem o seu rosto, também fazem com que o aparelho de barbear dure mais.

Uma boa recomendação de aparelho de barbear é o Philips One Blade! Compre aqui. 

Aplique os produtos direito

Barbear | Envato Elements

Muitas pessoas passam por essa dica de forma despercebida, mas ela é importante para melhorar os seus cuidados com a barba.

Tente usar um pincel para aplicar o creme de barbear, ele vai fazer com que os pelos fiquem mais altos – e isso vai facilitar, e muito, um barbear mais rente. No processo, você também acaba se livrando de células mortas por causa da esfoliação. Vale a pena!

Troque a lâmina com frequência

Qual o melhor barbeador elétrico?

Está com preguiça? Esqueça. Lâmina velha só vai irritar ainda mais a sua pele e pode até causar uma infecção mais séria, porque vai agredir uma área maior do seu rosto.

Quer economizar uma grana? Uma das vantagens do barbeador Philips One Blade é ter uma lâmina refil que dura até 4 meses: ou seja, você vai precisar trocá-la com uma frequência menor, e o seu rosto não vai ser tão agredido quanto seria com uma lâmina convencional.

Não raspe a barba contra o crescimento do pelo

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

Você provavelmente já ouviu falar que o melhor método de depilação facial é raspar os pelos no sentido contrário, certo? Bom, isso está errado.

Para não continuar errando nos seus cuidados com a barba, saiba disto: quando você passa a lâmina na direção contrária ao crescimento natural dos pelos, ela pode empurrar o pelo para baixo da pele e isso vai te causar uma dor de cabeça – e de rosto – tremenda, já que pode resultar em uma foliculite grave.

Use loção pós-barba

Cuidados com a barba: como se livrar da coceira e da barba irritada

A loção ideal para você vai depender do seu tipo de pele e do seu objetivo, mas é importante repor a umidade eliminada durante o barbear.

A dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), explicou o seguinte para um portal voltado para a área da saúde: “A loção pós-barba ajuda a fechar os poros, alivia irritações provocadas pela lâmina e age como cicatrizante”.

Esses produtos contêm propriedades adstringentes, anti-inflamatórias e hidratantes e, por isso, acalmam a sua pele. Mas vale lembrar: fique longe das formulas com álcool, afinal, o efeito pode ser o oposto.

Bom barbear!

Compartilhe
Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso