Quando falamos de tênis, existem ondas de estilos que deixam um grande legado. Foi assim com os tênis de corrida dos anos 70, os de basquete dos 80 e 90, os de skate dos 90 e 2000. E é assim também com os tênis do funk.
- 9 tênis masculinos que você deveria ter (sneakers clássicos)
- Quanto custa para ser vestir como MC Guimê
Os modelos vistos nos pés dos funkeiros são uma mistura entre o que de melhor as décadas passadas apresentaram e o auge da tecnologia atual. A tendência, aqui é unir cores e formatos ousados.
Vejamos então quais os modelos de tênis mais encontrados nos palcos e nos bailes funk espalhados pelo Brasil. Veja também onde comprar os que ainda existem (alguns em versões atualizadas).
Nike Air Max Plus Tn
Se alguns tênis esportivos transcendem o esporte para ganhar as ruas, o Nike Air Max Plus, lançado em 1998, é um deles. Um modelo com a cara de sua época, ele já foi feito em centenas de colorways e nunca parou de ser vendido. Sua versão mais famosa é uma reformulação não oficial conhecida pelas letras “Tn”, que significam Tuned Air (tipo um Nike Tunado, estilo carros). Foi quando o tênis ganhou o esquema de amortecimento e cores na sola que tem hoje – e que continua dominando.
Onde comprar: Nike Air Max Plus Tn
Oakley Hardshell
Uma das marcas favoritas do mundo funk, senão a maior, a Oakley faz sucesso com óculos, roupas e, claro, tênis. Como a maioria dos seus modelos, o Hardshell também foi inspirado em botas militares. Daí vem o visual agressivo da sua sola, assim como a durabilidade característica. Como o nome diz (hard shell, em tradução livre, é “casca dura”), ele resiste a quase tudo.
Onde comprar: Oakley Hardshell
Nike Air Max 97
O tênis de corrida lançado no fim dos anos 90 surgiu com uma história de que ele havia sido inspirado nos trens-bala japoneses (a febre da época eram os trens-bala). Era mais ou menos verdade, mas o que conquistou os fãs mesmo foi a bolsa de ar que percorre a sola inteira de maneira visível. Desde então, a tendência do amortecimento totalmente exposto só cresceu.
Onde comprar: Nike Air Max 97
Adidas Springblade
Um modelo feito para chamar a atenção, o Adidas Springblade ficou famoso pelas colorways nada discretas. Mas além do visual ousado, outra característica marcante do modelo é a sola. Quer dizer, a falta dela. São 16 “lâminas” que servem como sola, não só para amortecer o impacto, mas também para responder à pisada e impulsionar o pé do corredor para frente. Perfeito para o passinho.
Oakley Flak Low 1.3
Clássico de qualquer quebrada, o Oakley Flak Low é um tênis que só permite duas opiniões: ou você acha muito bonito, ou muito feio. Criado com inspiração militar, ele tem uma série de tecnologias usadas em combate, incluindo resistência térmica e grande durabilidade. Basicamente um Nokia dos tênis.
Onde comprar: Oakley Flak Low 1.3
Nike Vapormax
Pensado para completar os 30 anos do Air Max 1, em 2017, o Nike Vapormax reimaginou o esquema de amortecimento e bolhas de ar. Misturando performance e estilo, ele tem uma sola feita com de mais de 39 mil compomentes. É sem dúvidas um dos tênis mais únicos já feitos pela gigante do esporte.
Onde comprar: Nike Air Vapormax 2020 FK
Mizuno Wave Prophecy 6
Uma das melhores marcas de tênis de corrida virou objeto de desejo e símbolo de poder no funk. Maior exemplo disso é o Mizuno Wave Prophecy, popularmente conhecido como “Mizuno de 1000”. O preço salgado era justificado pela tecnologia inovadora Prophecy, desenvolvida especialmente para corridas tanto em pistas como na rua. Mas, convenhamos, quem usa um desse para correr, né?
Onde comprar: Mizuno Wave Prophecy 9
Nike Shox TL
Uma família inteira de tênis Nike que já circulou muito no funk é a do Shox. Originalmente pensados para o basquete, os modelos fizeram muito sucesso nas ruas nos anos 2000 por causa do seu sistema de amortecimento externo e ostensivo. Mas o negócio estourou mesmo quando surgiu o Nike Shox TL, o famoso “12 molas”. O modelo – super popular no Brasil – já morreu e renasceu na mesa de desenhos da Nike, mas nunca saiu do gosto do brasileiro.
Onde comprar: Nike Shox R4
Redley
Um Vans de quem não tinha acesso ao Vans, o Redley fez sucesso principalmente no Rio de Janeiro entre a galera do funk carioca. No estilão sola reta do skate e do surfe, ele caiu no gosto do público local, acostumado com um visual mais praieiro e casual do que o esportivo.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso