Não acreditar na própria capacidade, descreditar as próprias conquistas, ter pensamento negativo sobre si são alguns dos sinais de baixa autoestima. Preparamos esse texto com algumas das causas, os possíveis sinais e como você pode melhorar a sua autoestima.
- Amor ou dependência emocional: o que você está sentindo?
- Como se motivar novamente – com 7 dicas para praticar
- 5 hábitos para elevar a sua confiança de forma absurda
- Você precisa começar a sorrir mais: veja 10 razões para isso
O que pode causar baixa autoestima?
Autoestima é sobre como você se vê. É sobre a opinião que você possui sobre si mesmo. Quando você possui uma opinião muito negativa de si mesmo, é um sinal de que você tem baixa autoestima.
Como se trata da forma como você se vê, a baixa autoestima pode surgir a partir de atitudes suas que não te deixam orgulhoso. No entanto, ela também pode vir de influência externa. Quando você está num relacionamento tóxico, por exemplo, você pode passar por uma carga de críticas que vai te influenciar negativamente sobre você mesmo.
Como a relação familiar pode influenciar na vida da criança?
As principais causas da baixa autoestima são:
- Falta de incentivo
- Críticas excessivas
- Intimidações e boicotes
- Negligência
- Sofrer preconceitos
- Violência física e psicológica
4 sinais de que você precisa melhorar a autoestima
Não acreditar no seu potencial
Um grande sinal de baixa autoestima é a perda da confiança em si mesmo. Pode parecer super clichê, mas se você não confiar em si, poucas pessoas irão. Às vezes é preciso uma palavra mal dita, ou uma falha para que deixemos de acreditar em nós mesmos.
Transforme o medo de falhar em motivação para mudar com esses 4 passos
O medo de falhar pode influenciar na sua confiança. E nós não estamos aqui dizendo que você não deve ter medo. A questão aqui é que este medo não pode impedir que você se veja como capaz de realizar qualquer atividade que seja.
Viver se comparando com os outros
A comparação com o outro nunca é saudável. Quando você se compara com outra pessoa você ignora que os pontos de partida de cada um são diferentes. Viver se comparando com alguém porque os projetos dessa pessoa dão certo e os seus não, ou mesmo o relacionamento desse alguém, tira todo o crédito do seu esforço.
Sempre que você abre esse espaço para comparação, você coloca tudo o que você realizou para chegar até aquele ponto como menos importante, pois você não se considera melhor que a outra pessoa. Mesmo que seu objetivo tenha sido alcançado, você desvaloriza essa vitória, quando se compara com outra pessoa.
Não se dedicar aos seus próprios projetos
Você é a única pessoa no mundo que será capaz de lutar pelo que é seu. Se, mesmo ciente disso, você quer desistir dos seus projetos, ou não quer mais lutar por eles, é um sinal de que você precisa melhorar a autoestima.
Seus projetos são seus e merecem sua atenção. Não importa se você tem reconhecimento dos outros, o que importa é que você entenda a importância do que é seu. Só você pode fazer isso.
Insegurança e dependência emocional em relacionamentos
Por ter dificuldade em confiar em si mesmo, a pessoa com baixa autoestima tende a se sentir inseguro nos relacionamentos. Essa insegurança pode resultar em um comportamento abusivo com a outra pessoa e ou transformar o relacionamento em algo muito tóxico para os dois.
Além disso, a dependência emocional também é parte do problema. A pessoa se vê tão insegura que acredita que aquela é a única pessoa no mundo que será capaz de amá-la. Assim, acaba se afundando no relacionamento acreditando que tem que viver nele pelo resto da vida, mesmo sem amor.
Como melhorar a autoestima
Melhorar a autoestima é um processo que pode ser um pouco longo e, de certa forma, requer uma rotina. Você precisa começar a trabalhar a mudança do seu pensamento sobre você mesmo. Como a baixa autoestima tem a ver com atitudes, você pode começar fazendo uma lista de coisas que você faz que não te deixa orgulhoso.
5 hábitos para elevar a sua confiança de forma absurda
Às vezes, uma pequena mudança na forma como você fala com as pessoas, pode mudar a maneira como você se enxerga. Se você trata as pessoas de uma maneira que não te orgulha e passa a tratá-las de maneira diferente, pode ser algo que mude, ainda que um pouco, a forma como você se enxerga.
Caso seu problema de auto estima esteja relacionado a forma como os outros te veem, o primeiro passo é deixar claro para essas pessoas, que suas críticas não estão construindo nada útil na sua vida. Se ainda assim, as pessoas continuarem a te criticar, você precisa conseguir saber a hora de partir.
Família tóxica: aprenda como lidar com essa situação
Num geral, aprenda a identificar seus pontos fortes e celebre a eles. Entenda e aceite a sua vitória. Não importa se fulano fez exercícios, meditou, trabalhou, estudou, arrumou a casa e ainda teve tempo para ver um filme. Se você conseguiu sua meta do dia que era trabalhar e depois sair para comer, está tudo bem. Você venceu mais um dia.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso