Por muito tempo, se abrir sobre os sentimentos foi visto como “coisa de mulher” ou sinal de fraqueza. A regra é clara: mulheres são sentimentais e homens não choram. Entretanto, a ideia de que homens fortes e corajosos também não podem ser vulneráveis está cada vez mais se diluindo. E graças a serviços de terapia gratuita ou de baixo custo.
- Como encontrar tempo para a sua saúde mental? Tente estes 3 passos
- 8 coisas que têm afetado relacionamentos durante a pandemia
Atualmente, muitos homens estão cada vez mais abertos à terapia e ao acompanhamento psicológico cuidando da sua saúde mental. Entre os benefícios de frequentar um psicólogo estão: motivação, melhora nos relacionamentos interpessoais, autoconhecimento e aliviar conflitos.
Apesar de ser um serviço extremamente necessário, o atendimento psicológico pode ser muito caro ou de difícil acesso. Por isso, separamos uma lista de serviços gratuitos ou de baixo custo para quem quiser se aprofundar no autoconhecimento.
Projeto Meraki
O Projeto Meraki é um programa feito por psicólogos com a intenção de entregar consultas sociais para aqueles que não podem arcar com os valores de uma sessão de terapia particular.
Para se candidatar, basta responder o formulário de perguntas do projeto e aguardar o retorno.
Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp)
A Clínica Psicológica Durval Marcondes, do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (Ipusp), oferece serviços de ajuda psicológica de forma gratuita e online.
O Projeto Apoiar atende adolescentes e pessoas maiores de 18 anos que manifestem sofrimento psíquico relacionado à pandemia e isolamento social. Já o Plantão de Acolhimento Psicológico (PAP), atende pessoas maiores de 18 anos e oferece escuta e cuidados em momentos emergenciais. Este atendimento é realizado por alunos da graduação de psicologia e supervisionado pela coordenação do projeto.
Para mais informações ou para se inscrever no processo de triagem, entre em contato com o Ipusp pelo e-mail clinica@usp.br ou ou pelo telefone (11) 3091-8248.
Clínica Social Casa 1
Este projeto oferece terapia gratuita ou de baixo custo para populações vulneráveis, especialmente para a comunidade LGBTQ+ e pessoas pretas. A Clínica, ainda oferece acompanhamento com nutricionistas, plantão de escuta e outras modalidades de terapias complementares.
Para se candidatar, complete o formulário. Ou entrem em contato pelo e-mail centrocasaum@gmail.com
Associação Brasileira de Psicodrama (ABPS)
Este centro de formação oferece atendimentos psicológicos para a população geral. A terapia é feita por psicólogos já graduados e tem como valor social mínimo R$ 160 para 4 sessões.
Entre em contato pelo site abps.com.br/psicoterapia ou pelos telefones (11) 5571-2602/ 5575-5994.
PUC-SP
Além de oferecer sessões convencionais de terapia, a Clínica Psicológica Ana Maria Poppovic, da PUC-SP, também atende demandas específicas como luto, relacionamentos, trabalho e outros.
O atendimento é feito online e de maneira gratuita. Para iniciar o tratamento, é preciso agendar uma triagem. Ligue para (11) 3862-6070.
Com tanta opção, vale a pena dar uma ligadinha e marcar uma consulta, né?
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso