Por mais que saibamos que a única coisa certa na vida é a morte, lidar com uma perda dessa magnitude é difícil. Por isso, é importante saber como lidar com o luto. Seja como for, para saber como lidar com ele, é preciso entender como ele funciona.
- Coisas que o estresse faz com seu corpo
- Técnicas de respiração simples para aliviar o estresse e a ansiedade
O luto é um conjunto de sentimentos que acontecem após uma perda muito intensa. Ele pode ser por uma morte, mas não se aplica somente a este tipo de perda.
Como sentimos o luto?
O momento do luto pode ser diferente para cada pessoa. Isso se deve ao fato de muitos sentimentos estarem envolvidos nesse momento.
No luto, o sentimento mais comum é o de tristeza. Ela pode ser uma tristeza profunda, ou mais branda. Mas geralmente aparece para expressar a forma como você se sente com aquela pela.
O estresse também aparece, visto que são muitos sentimentos e emoções para gerenciar ao mesmo tempo. Dependendo da causa do luto, você pode lidar com problemas externos e internos.
A sensação de estar em choque também assola muitas pessoas durante o luto. A sensação da perda pode nos paralisar em vários momentos. Bem como a ansiedade e o medo, que podem surgir pela sensação de desamparo e as incertezas do amanhã.
Outro sentimento que pode nos consumir durante o luto é a culpa. É muito comum, em vários tipos de luto, que a culpa venha. A sensação de que poderíamos ter feito diferente pode vir com força.
A raiva também aparece. A ideia de perder alguém ou algo importante pra nós pode causar um misto de emoções, dentre eles a raiva. Ela pode ser direcionada aos outros e até a si próprio.
Além das emoções, o luto também pode se apresentar em formas de sintomas físicos, dentre os sinais estão:
- Dores
- Insônia
- Sudorese
- Fadiga
- Palpitação
- Náusea
- Perda ou ganho de peso
- Queda na imunidade
As fases do luto
Você provavelmente já ouviu falar sobre as fases do luto. Nelas você passa por esse misto de sentimentos que apresentamos acima. Ela pode acontecer de linear ou não. Mas a aceitação é sempre a última fase.
- Negação: a negação é o estágio mais comum do luto, a ideia de que aquela pessoa foi embora é inaceitável. Isso faz com que você fique sem acreditar por um tempo.
- Raiva: nesse estágio é muito comum que a pessoa apresente a raiva através de atitudes autodestrutivas.
- Barganha: neste estágio você tenta negociar formas de não passar por essa perda. Pode ser acompanhada de um sentimento de ansiedade e culpa.
- Depressão: é o estágio, talvez, mais intenso do luto. Assim como os outros deve ser vivido, mas é sempre recomendável buscar ajuda psicológica para aprender a sair dele.
- Aceitação: nesse estágio você já consegue conviver pacificamente com a perda.
Como lidar com o luto
As opiniões sobre como lidar com o luto divergem. Há quem acredite que não é saudável se entregar ao sentimento e há quem defenda que é necessário viver as fases em sua completude para obter a paz necessária.
A primeira e principal forma de lidar com o luto é entender a si. Saber qual a melhor forma para você é importante. Mas você precisa aceitar que esse sentimento existe. Não importa o tempo que isso vai levar, ou quando vai chegar, você vai acabar vivendo o luto.
Reprimir sentimentos nunca é algo aconselhável. Então, se você está sentindo, deixe esse sentimento fluir. Se permita sentir e viver esse sentimento. Mas não se deixe afundar neles.
Existem formas saudáveis de lidar com a perda. Então, primeiro aceite que o luto é diferente para todos. Você pode estar sentindo algo muito forte e os outros não. E tá tudo bem. Não se permita ficar isolado. Converse com outras pessoas, fale sobre os seus sentimentos.
Com o tempo, procure um hobby que possa te fazer sentir melhor. Que controle sua ansiedade e outros sentimentos advindos do luto.
O luto não é uma doença, é apenas uma reação emocional do nosso corpo. Por isso, fique viva, mas esteja atento caso esses sentimentos estejam influenciando diretamente na sua vida.
Em casos onde o luto se torna mais complicado e demorado, a psicoterapia pode te ajudar a lidar com ele. Respeite seu tempo, mas esteja sempre atento à forma como seus sentimentos estão deixando seu corpo e mente.
Alguns sinais do luto complicado são:
- Buscar lembranças que te fazem sentir ainda mais intensamente o luto
- Negação ou rejeição à realidade da perda
- Saudade muito intensa do que foi perdido
- Sensação de vazio ou que vida não tem sentido
Viva o luto, mas saiba que a sua vida permanece aí. Não reprima seus sentimentos, mas entenda que você ainda pode viver. Busque ajuda profissional quando achar necessário.
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso