Cite 3 dos melhores whisky que já bebeu?
Se você, assim como eu, aprendeu a apreciar um bom destilado de malte, sabe que existem muitos rótulos com métodos de fabricação diferentes, estilos e ingredientes dos mais diversos. Escolher um entre eles nesta hora, é uma tarefa árdua.
- Confira 5 whiskys para quem gosta de Jack Daniels
- Veja 9 curiosidades sobre whiskys que nunca te contaram
Para te ajudar nesta seleção, com ajuda de especialistas, premiações no planeta todo e degustações por aí a fora, montamos uma lista de peso com os melhores whisky do mundo.
Dessa forma, confira a seleção de peso e diga pra gente: quantos desses você ainda falta experimentar?
Melhores whisky do mundo
Jack Daniels
Conhecido pelas garrafas quadrangulares de rótulo negro, é um dos whiskeys mais vendidos no mundo.
Aliás, entre os whiskeys, é classificado como Tennessee Whiskey, devido ao processo de destilação diferenciado. Por fim, o Jack Daniel’s oferece um sabor e cor mais amadeirados.
Johnnie Walker Blue Label
Lançados em 1909 por netos de John Walker, é elaborado com uma seleção de mais de 35 maltes na sua composição. O destaque fica por conta dos raros whiskis escoceses que são usados na composição do rótulo.
Possui aroma doce amadeirado, cravo-da-índia e mel. Apesar de ser o rótulo mais caro desta lista, vale a pena o investimento.
Macallan Ruby
O rótulo faz parte da série 1824, um dos mais nobres e melhores single maltes do planeta. O Macallan Ruby é um whisky maduro, com notas de frutas secas e cítricas. O carvalho espanhol é nítido no aroma.
Na boca, gengibre, noz-moscada, laranja e uva passa. Uma pitada de cravo. O final deste whisky vermelho rubi é longo, persistente e reflexivo.
Maker’s Mark
O whiskey ostenta a marca de ser o único Bourbon artesanal do mundo. O diferencial do rótulo é não possui centeio na sua formulação, mas trigo doce e vermelho de inverno, milho e cevada, conferindo um bourbon de sabor suave e menos picante que os demais norte-americanos.
Feito em lotes individuais que não ultrapassam 19 barris, a produção é de baixa escala. Anualmente, são cerca de 600 mil caixas. O Maker’s Mark é selado com uma cera vermelha em cima da rolha.
The Glenlivet 12 anos
O Glenlivet é o single malt mais vendido nos Estados Unidos, e o segundo mais vendido no mundo, apenas atrás do Glenfiddich. Maturado por no mínimo doze anos em barricas de carvalho americano que antes contiveram bourbon whiskey, é um clássico single malt.
Possui aroma frutado e gosto adocicado, com notas de abacaxi, pera, baunilha e mel no sabor residual. É um whisky leve e agradável, que não demanda qualquer esforço para ser bebido.
Jameson
O whisky irlandês número 1 do mundo é produzido desde 1780. Seu método de fabricação inclui algumas características diferentes da produção do scotch mais reconhecida: ele mistura dois tipos de cevada.
Para obter o sabor mais adocicado, o Jameson Original é envelhecido em barris que já abrigaram bebidas mais doces, como o vinho do porto. Por fim, o resultado é um produto com notas de baunilha, carvalho e mel.
Wild Turkey Rare Breed
O destilado de Kentucky não contém corante e é envelhecido em barris de carvalho virgem, proporcionando um sabor mais marcante e encorpado.
Aliás, o especialista na bebida e autor da Bíblia do Whisky considera a versão Wild Turkey Rare Breed como um dos melhores Bourbons já produzidos.
Chivas Regal 18 Anos
Criado por Colin Scott, Master Blender da família Chivas, este destilado complexo e macio da região dos whiskies florais e frutados da escócia.
Desse modo, é feito com maltes envelhecidos por, no mínimo, 18 anos, tem um leve toque de defumação ao final.
Famous Grouse
Elaborado a partir de uma combinação de maltes e Grain Whiskies, ele é composto dos maltes mais conhecidos do mundo como o Macallan e Highland Park e envelhecido em tonéis de carvalho por 8 anos, no mínimo.
Por isso, é um dos mais consumidos na Escócia, o Famous Grouse possui um excelente custo-benefício. Com um toque de frutas secas, baunilha e caramelo.
Kavalan Solist Vinho Barrique
Produzido pela destilaria taiwanesa Kavalan, foi eleito pela World Whiskies Awards, o melhor whisky do mundo em 2015. Os jurados descreveram o single malt como uma bebida ‘surpreendentemente suave ao paladar’, mas com o ‘álcool bastante presente’ (impressionantes 58,5%).
Alguns resumiram o rótulo como um ‘bourbon infundido com leite ao chocolate’.
Aliás, o grande segredo da bebida é o envelhecimento em barris de carvalho que guardaram vinhos brancos e tintos no passado. Seu preço, em sites gringos, é de 80 libras.
Ballantines Finest
A marca se popularizou com sua entrada no mercado norte-americano depois do fim da lei seca, em 1933, mas foi em 1919 que surgiu o Ballantine’s Finest.
Dessa maneira, ele é elaborado com a união de mais de 50 diferentes maltes – cujos mais marcantes são Miltonduff e Glenburgie – suas notas predominantes são de chocolate, maçã e baunilha.
Bushmills 10 Anos
O mais famoso whisky single malte irlandês. O Bushmill’s 10 Anos é envelhecido parcialmente em barris de carvalho americano, que antigamente continham bourbon e, outra parte menor, em barris de carvalho espanhol que antigamente continham Xerez.
Aliás, tem um leve toque floral e de baunilha, aroma de uvas e mel.
Yamazaki 12 Anos
Fundada em 1923, a Yamazaki é a destilaria mais antiga do Japão. Single malte número 1 do Japão. Ligeiramente frutado, com toques de laranja, baunilha e madeira. Final longo.
Dessa forma, o Yamazaki 12 anos já recebeu quatro medalhas de ouro como melhor whisky. Inclusive o Yamazaki Single Malt Sherry Cask 2013 foi eleito o melhor whisky do mundo em 2014.
Canadian Club
O uísque Canadian Club foi uma das principais marcas contrabandeadas no período da Lei Seca americana, nas décadas de 1920 e 1930.
Com 6 anos de idade, o Canadian Club tem aromas de baunilha e caramelo. Por isso, é levemente apimentado e toques de madeira.
Glenmorangie Ealanta
A Glenmorangie é uma destilaria escocesa que possui os alambiques mais altos do país, com 5,14 metros de altura. Com isso, somente os vapores mais puros e leves são expelidos em seu processo de destilação.
Dessa forma, o rótulo single malt de 19 anos é amadurecido em barricas virgens de carvalho branco americano foi eleito o melhor whisky do mundo em 2013, pelo Jim Murray’s na publicação Bíblia do Whisky.
Onde comprar bons whiskys?
Confira esta seleção de lojas online para achar bons whiskys à venda!
Loja online focada em bebidas diversas, de vinhos, whiskys e cachaça
O hipermercado tem uma categoria especial de whiskys, do americano ao europeu
Outra gigante do setor de varejo agrega muitos vendedores de whiskys e bebidas
Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso