Como escolher a barba certa para você e impor mais atitude e estilo!

Escolher a barba certa pode não ser um trabalho fácil, afinal, há tipos de rosto e estilos diferentes. Descubra como não errar!

Como escolher a barba certa para você e impor mais atitude e estilo!

Escolher a barba certa para você pode não ser uma tarefa tão simples, afinal, a melhor coisa sobre barbas é a possibilidade de mudá-las quando bem entender. Talvez você deixe a sua barba crescer e continue com ela para sempre; talvez você se divirta com a sua barba por uns meses e, depois, prefira raspar tudo.

De qualquer forma, a barba funciona como um interruptor e você pode desligá-lo quando quiser – é lógico, ligar esse interruptor não é tão fácil assim, mas, mesmo assim, a possibilidade de uma total mudança não-permanente no visual é uma das coisas que mais atraem os homens pela ideia de deixar a barba crescer.

Veja nosso vídeo com barbas em alta para 2022

Os caras que querem mudar a sua imagem muitas vezes recorrem aos pelos faciais pela praticidade e pelo custo: enquanto trocar todo o guarda-roupa é um investimento mais puxado, manter uma barba não é tão caro quanto.

Além disso, deixar a barba crescer ou mudar o formato da barba é menos arriscado do que mudar completamente o corte de cabelo.

Porém, enquanto alguns homens acertam em cheio no comprimento ideal da barba e no seu desenho, outros não entendem muito bem qual é o melhor estilo para a quantidade de pelos que tem no rosto.

Então, não se preocupe: nós selecionamos algumas dicas dos profissionais da barbearia Ruffians – uma das maiores do Reino Unido – para que você descubra o seu comprimento ideal de barba!

Barba “por fazer”

Crédito: Reprodução

Como fica? Bom, o nome já diz tudo: uma barba “por fazer” transmite aquela imagem despojada na medida certa, alcançada pela falta de barbear. Simples assim.

Qual o nível de comprometimento? Obviamente, a resposta para essa pergunta vai depender do padrão de crescimento individual. Porém, geralmente, uma barba nesse estilo leva dois ou três dias para alcançar o comprimento ideal.

Vai funcionar em mim? Se você trabalha em um ambiente mais despojado que não exija um determinado formato de barba (ou a total falta dela) ou pode se dar ao luxo de ir trabalhar sem eliminar todos aqueles pelinhos no pescoço, pode investir nesse tipo de barba. Mas saiba: esse estilo é uma boa opção para quem tem o rosto grande e redondo.

Ao afinar certas linhas em torno do seu rosto, você pode criar ângulos e definir seus traços!

Como manter? Use um aparador entre 1-3 milímetros pelo menos duas vezes por semana (não apare a barba todos os dias para não machucar a sua pele). Garanta que, antes, você esfoliou os poros. Depois de aparar, é uma boa ideia hidratar o rosto para proteger a sua pele da agressão do aparelho elétrico.

Barba curta

Crédito: Reprodução

Como fica? Ela só funciona 100% se você tiver uma cobertura total de pelos na região da barba. Como ela é curta, qualquer falha excessiva vai ser destacada e o resultado pode não ser tão legal.

Qual é o nível de comprometimento? Depende muito do padrão de crescimento dos pelos mas, no geral, esse tipo de barba leva entre 5 e 10 dias para ficar no comprimento ideal.

Vai funcionar em mim? Como falamos anteriormente, esse comprimento de barba é ideal para homens com pelos em toda a extensão da parte inferior do rosto. Se você tem falhas e se a sua barba cresce de forma muito irregular, é melhor escolher outro estilo.

Como manter? Use um aparador configurado entre 3-5 milímetros. Se você tem um crescimento mais intenso em determinada área (como no bigode, por exemplo), talvez seja melhor aparar mais para que toda a barba fique visualmente igual.

Lembre-se também de aparar os pelos que possam pairar sobre o lábio e não se esqueça do esfoliante antes e do hidratante depois!

Barba média e bem marcada

Crédito: Reprodução

Como fica? Apesar de cobrir toda a parte inferior do rosto e parecer bem cheia, a extensão do pelo não passa de um centímetro.

Qual é o nível de comprometimento? Entre duas e quatro semanas.

Vai funcionar em mim? Para aqueles que trabalham em um ambiente mais tradicional, esse tipo de barba funcional, afinal, ela é mais profissional do que uma barba “por fazer” e menos arriscada do que uma barba curta.

Quem quer destacar as maças do rosto ou definir a linha do maxilar pode apostar nesse comprimento de barba. Ele também vale para quem quer fazer o queixo parecer maior ou afinar um rosto redondo.

Como manter? Use aparadores a cada três ou quatro dias para manter o comprimento desejado. Preste atenção para manter o cabelo levemente mais curto nas áreas de crescimento mais intenso.

Lave a barba com água e seque-a com uma toalha. Depois, alise os pelos com as mãos usando um pouco (apenas um pouco) de cera para modelar os fios e deixá-los com um brilho sutil.

Por fim, não esqueça do hidratante na pele!

Barba comprida

Crédito: Reprodução

Como fica? É um estilo de barba bem mais cheio e os fios já ficam mais distantes do rosto.

Qual o nível de comprometimento? Esse comprimento leva entre dois ou três meses para ser alcançado. Ou seja: é um alto nível de comprometimento.

Vai funcionar em mim? Esse estilo de barba funciona para quem tem um crescimento constante de pelos no rosto. É necessário bastante volume para que ele funcione!

Você pode usar uma barba mais comprida para criar ou intensificar as proporções faciais. Por exemplo: se você tem um queixo pequeno, deixar o cabelo crescer bastante naquela região te ajuda a alongar o rosto; se você tem um rosto fino, deixar a barba crescer nas laterais pode melhorar as proporções.

Se o seu rosto é redondo, garanta que os fios vão estar mais aparados nas laterais para que o seu rosto pareça mais retangular.

Como manter? Quando a sua barba alcançar esse comprimento, você vai precisar começar a usar shampoo e condicionador nela. Se você não fizer isso, ela pode ficar seca e os fios podem quebrar – além, é claro, do cheiro que pode ficar insuportável.

Então, lave a barba todos os dias e aplique um óleo nos fios para mantê-los hidratados.

Você pode usar um pouco de cera para manter a forma e o brilho. Mas, independente dos cuidados em casa, é interessante visitar um barbeiro pelo menos uma vezes por mês para garantir o desenho ideal.

Maria Confort
Maria Confort

Jornalista, cinéfila, fanática por literatura e, por isso, apaixonada pela ideia de entender pessoas.

Comentários
Importante - Os comentários realizados nesse artigo são de inteira responsabilidade do autor (você), antes de expressar sua opinião sobre temas sensíveis, leia nossos termos de uso